terça-feira, 24 de julho de 2012

Bem vindos!!!


Este foi blogger, em plena sintonia com as modernas técnicas educacionais, foi criado com o intuito de agilizar o processo ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina "Filosofia e Ética", do 1º semestre do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Católica  Rainha do Sertão.

A compreensão da sociedade e do seu funcionamento não é algo restrito unicamente à sociologia. Cada vez mais, necessária se faz a utilização de uma sadia interdisciplinaridade, com o fito de tornar o saber mais completo. Verdade que nunca conheceremos a totalidade do saber. Afinal, com o grande Sócrates,  devemos ter a simplicidade de reconhecer que "só sei que nada sei". 

Outrossim, começaremos a trilhar caminho por demais prazeroso, qual seja o da abstração, que faz com que reflitamos, de forma pura ou límpida, sobre os fundamentos de uma ciência, para tanto, com esta disciplina, colocaremos os alicerces para as demais que estão por vir em nosso Curso de Ciências Contábeis.

Tendo em vista as "pedras de toque" com o Direito, e considerando que os Contadores são profissionais que estão em contato direto com as leis e com a forma de lidar com elas, daremos um aceno específico, em determinado momento da nossa disciplina, às fontes filosóficas do Direito, abordando temas como o jusnaturalismo e o juspositivismo.  

Nesta disciplina, Filosofia e Ética, daremos destaque às correntes que procuram explicar a "natureza" dos seres, lançando o olhar para a história da filosofia e seus pensadores, além de voltar a atenção para temas como a questão do conhecimento e para a questão ética.

Espero que tenhamos um bom semestre, calcado na vontade conhecer e de iniciar uma das mais fascinantes etapas da aprendizagem: a Faculdade. Portanto, força, coragem, garra e determinação. Ninguém é perfeito e todos aprenderemos uns com os outros.

Renato Moreira de Abrantes
Professor

Para iniciar, o filme abaixo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário